cachorros pequenos devem comer 150 gramas por dia de raçao (50 gramas de café da manha mais 50 de almoço e mais 50 de janta). cachorros grandes devem comer 300 gramas por dia (100 de café da manha mais 100 de almoço e mais 100 de janta).
Alimentos proibidos para cachorros
- Doces dietéticos – Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Isso inclui goma de mascar, balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes.
- Noz macadâmia – Pode causar fraqueza, vômito, tremores e hipertermia em cães. Os sintomas duram até dois dias, e aparecem após 12 horas da ingestão.
- Álcool, chocolate, café – As metilxantinas e especialmente a teobromina presentes nessas substâncias podem causar vômitos, diarreia, falta de ar, sede e urina excessivas, hiperatividade, aumento da frequência cardíaca, tremores, convulsões e risco de morte nos animais.
- Uvas e uvas passas – Podem causar insuficiência renal em cães se ingeridas em grandes quantidades; mesmo uma pequena quantidade de uvas pode causar problemas renais no cão. Cuidado com os chamados “panetones caninos” com uva passa; dispense esse petisco. (veja atualização no final do artigo)
- Abacate - A fruta, sementes e casca podem conter uma toxina chamada Persina. Melhor não arriscar.
- Massa de pão e bolo crua – O fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal. O risco diminui depois que a massa é assada.
- Alho – Nunca dê alimentos temperados com alho para o seu cachorro, apesar de saudável para os seres humanos o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.
- Cebola – A cebola embora seja boa para humanos, é prejudicial às células sanguíneas dos cães. A diferença é que a cebola causa danos cumulativos à hemoglobina, ou seja, toda a cebola que o seu cachorro ingerir na vida vai causar pequenos danos irreversíveis que vão se acumulando com o tempo até o dia em que os sintomas aparecem.
- Comidas com muito sal ou gordura – O excesso de gordura pode causar mal-estar estomacal e pancreatite; o excesso de sal pode aumentar o risco de desenvolver toxicose do íon sódio. Além disso, podem causar diarreia e vômitos.
- Ossos – São um perigo para os animais, pois podem causar engasgos ou perfurar o trato digestivo. Além disso, carne ou ovos mal cozidos podem causar intoxicação bacteriana. Atenção: ossos crus podem ser dados, em quantidades moderadas. O perigo está nos ossos cozidos, que se tornam quebradiços e podem machucar o trato gastrointestinal do seu cao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário