quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

beleza x saude


     Aprenda a identificar e respeitar a personalidade do seu pet para não submetê-lo a situações de estresse.   


Não é coisa de ficção: o mercado pet avança a passos largos no país e, principalmente nos grandes centros, já não é incomum encontrarmos animais de estimação que ostentam verdadeiras joias no lugar das tradicionais coleiras, guias e lacinhos; assim como acontece com a cachorrinha de dona Leonor (Nicette Bruno) em Salve Jorge. A maltês, chamada de “Emilly” na trama, desfruta das mais variadas regalias e carrega no alto da cabeça, como se fosse a coroa de uma princesa, uma esmeralda de enorme valor.

São sapatinhos, fantasias, roupinhas de grife, joias, esmaltes, tinturas especiais para os pelos, perfumes e mais algumas dezenas de produtos desenvolvidos especialmente para os animais de estimação, que têm alavancado a área de estética animal nos pet shops. O Brasil já é o segundo mercado consumidor de produtos e serviços pet no mundo, o que vem incentivando cada vez mais a abertura de novas lojas no ramo, que acendem uma dúvida: existem profissionais capacitados em todas elas para desempenhar procedimentos estéticos em animais de estimação?




muitas pessoas cuidam do cachorro como se fosse um bebe de verdade mas muitas coisas que fazemos com bebes de verdade os cachorros não gostão, como ficar preso num berço ou num  carrinha de bebe.




Ainda de acordo com a profissional, é preciso identificar e respeitar a personalidade dos animais, para não submetê-los a situações estressantes. “A maioria dos cães, por exemplo, reagem bem aos procedimentos de banho e tosa; mas nem todos se sentem à vontade com roupinhas e acessórios, como laços e gravatas, e até com penteados mais elaborados. Nestes casos, nossa orientação é que a personalidade do pet seja respeitada, para evitar danos emocionais, pois se ele não reagiu bem na primeira tentativa, não reagirá nas próximas também, e os procedimentos estéticos não são situações às quais os animais se condicionam”, afirma.
 

apesar de eles ficarem muitos bonitinhos, muitos dos cachorros não gostão de usar roupas, laços, gravatas, sapatinhos, e muitos outros acessorios.

Os esmaltes já foram febre nas unhas de muitas cachorrinhas, mas há alguns meses, o que realmente vem sendo solicitado nos salões de banho e tosa, são as tinturas coloridas para pelos que, segundo a veterinária, não devem ser manipuladas em casa. “As tinturas devem ser aplicadas por profissionais que estudaram e treinaram a técnica. O que o dono pode fazer em casa é banhar seu animal de estimação, mas nunca com xampus e condicionadores para humanos, já que existem produtos específicos para os pelos e a pele dos pets. A orientação vale para esmaltes e perfumes também, pois se não forem próprios para o animal, podem causar alergias e intoxicações”

para quem não abre mão de ver seu animal limpo, cheiroso e produzido, é sempre importante lembrar que para a maioria das raças de pelo longo, que precisam ser desembaraçados com frequência, o intervalo mínimo entre um banho e outro é de uma semana. Já a escovação dental pode ser feita uma vez ao dia, para os animais que já foram habituados a este procedimento; caso contrário, uma vez na semana já é o suficiente.


Animais que são submetidos a banhos diários por seus proprietários podem apresentar sérios problemas de estresse e de pele, já que a mesma perde sua proteção natural. E para driblar o calor escaldante da região de Sertãozinho, a médica veterinária dá uma última dica: “mesmo com o verão, os banhos diários devem ser evitados. Em casos de animais muito peludos, minha orientação é a tosa, que ajudará a diminuir bem a sensação de calor”.

Animal bonito é aquele animal saudável. Pense nisso e tenha um excelente verão ao lado do seu melhor amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário